A Comissão Científica e a Comissão Organizadora do evento se propõem a homenagear intelectuais acadêmicos de renome que impactaram significativamente os principais campos de conhecimento debatidos neste Seminário. Além do homenageado do evento, são homenageados autores mais diretamente relacionados a cada um dos três eixos do Seminário, em função da relevância e do impacto de sua obra a partir da segunda metade do século XX, para os principais temas debatidos neste Seminário, como o Desenvolvimento, a Geopolítica e a Integração Regional.
Dentre os pesquisadores que se destacam pela temática dos desafios geopolíticos e estratégicos do Brasil, com foco em suas relações com os países vizinhos sul-americanos, e as principais grandes potências que marcaram a estratégia de inserção internacional do país no século XX, o evento irá realizar a homenagem ao historiador e cientista político Luiz Alberto Moniz Bandeira (1935 – 2017). Sua obra se destaca pela densidade de artigos, livros e outras publicações que trazem à tona, sob uma perspectiva crítica e extensivamente documentada, o desafio da construção de uma Grande Estratégia de inserção internacional do Brasil que seja mais autônoma e soberana.
Ademais, em cada dia do I SIEEGI, serão homenageados pesquisadores(as) cujos trabalhos estejam diretamente relacionados aos eixos temáticos, especificamente:
Eixo 1. Perspectivas para o desenvolvimento na América do Sul
Eixo 2: Geopolítica, Estudos Estratégicos e Defesa
Eixo 3. Desafios para a Integração Regional